Procrastinação: 6 medidas reparadoras

 

 

Por que procrastinamos?

 

Algumas pessoas pensam que são preguiçosas, são desatentas, mas é comum deixarmos algo para depois?

 

Ter hábitos para que tenhamos perdas, não é ideal de ninguém, se você concorda comigo, e não quer mais deixar para depois as tarefas e responsabilidades, siga lendo meu artigo, nele darei algumas dicas para não deixar tudo para depois e volte a interagir com seus amigos, familiares e também finalize suas tarefas.

 

 

Meu nome é João F.G, sou psicoterapeuta e uma das frentes de trabalho que desenvolvo em minha clínica, são votadas para pessoas que por vezes são procrastinadoras.

 

Nem sempre é o caso, mas os comportamentos de procrastinar, são recorrentes em pessoas ansiosas; nesse texto quero ajudar na percepção de si mesmo e o que leva você a procrastinar.

 

Será preciso trabalhar as questões que atrapalham o seu trabalho e convívio na sociedade.

 

Como isso ocorre, como se chega ao quadro que prejudica o seu dia a dia, seu trabalho e seu convívio com familiares e amigos?

 

Um dos caminhos que levam o indivíduo a comprometer seu dia a dia e a desenvolver esse comportamento é o medo.

 

Mas medo de que?

 

Por exemplo, o medo pode ser até mesmo de que não haja tempo suficiente para fazer uma determinada tarefa, que de alguma forma, o tempo se torna o motivo para procrastinar.

 

Um dos comportamentos encontrados em procrastinadores é a de gratificação instantânea.

Você tem várias tarefas, mas entra por exemplo no Facebook e posta algumas imagens de cachorrinhos lindos e como sabe, terá seus likes, essa gratificação instantânea leva você a deixa as suas tarefas e focar nesse comportamento alienante.

 

Outra característica é a da falta de motivação, muitos indivíduos tornam a sua vida pior do que parece, deixam de se colocar à disposição. Isso por vezes, pode ser por exemplo, baixa autoestima. Esse sentimento muitas vezes faz com que indivíduos passam a protelar, e não fazer nada e também afastar cada vez mais das suas atividades e responsabilidades.

 

A inercia também faz com que pessoas sejam procrastinadores, ou seja, o indivíduo está paralisado, já se encontra dentro de um quadro onde sua energia está baixa e sem motivação, vai deixando as suas responsabilidades sem nenhuma atividade, se esquiva de tudo e de todos.

 

 

Diante desses comportamentos, as consequências são elevado estresse, perda de tempo, suas metas e desejos são deixados para depois, baixa autoestima, entrega de trabalho e tarefas sem qualidade, prejudicando sua vida pessoal e profissional.

 

Como saber se sua conduta é de um procrastinador?

 

O que me prejudica?

 

Alguns dos comportamentos acima citados já são dicas valiosas, mas se você não tem nenhum desses comportamentos e mesmo assim tem o habito de procrastinar, você pode precisar trabalhar em psicoterapia, mas de qualquer forma vou deixar algumas tarefas abaixo, e se mesmo assim não conseguiu melhorar, entre em contato e terá em nosso atendimento, ferramentas para enfrentar esses e outros comportamentos que os levam a procrastinar.

 

Dicas:

 

1 - Esqueça multitarefas: faça uma atividade por vez;

2 - Você está em um grande projeto, separe em tarefas de pequeno monte e siga o cronograma;

3 - É constante o medo do futuro, reflita sobre eles e enfrente;

4 - Tenha para si mesmo o habito de sentir-se feliz com as tarefas finalizadas, mesmo sendo as pequenas;

5 - Utilize de agendas, Post-it ou até agendas com alarme eletrônico para que não deixe nada para depois;

6 - Um dos grandes males é a gratificação instantânea que redes sociais, jogos entre outros meios nos proporciona, mas eles não resolvem e nem fazem nossas tarefas, certo? Portanto, que tal deixar o celular desligados por um tempo, computadores entre outros meios e buscar passeios, interação com seus amigos e familiares? Tente e veja se ajuda em suas tarefas e muda seu comportamento.

 

João Francisco Giélamo

Psicoterapeuta, Consultor empresarial, Orientador Vocacional e de Carreira.

www.clinicapsi.psc.br

11 97321-0814 | 11 995319-1914 | 11 2339-5532

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Suicídio: Como ocorre e a sua prevenção.

April 24, 2019

1/4
Please reload

Recent Posts

February 18, 2019

Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic