Atendimentos Especializados

Confira Nossas Especialidades

Intervenções e Tratamentos Psicológicos e Neuropsicológicos

Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica tem como objetivo avaliar, de maneira objetiva e detalhada, o desempenho neurocognitivo e suas funções, buscando identificar as qualidades e dificuldades do funcionamento cerebral, bem como alterações neurocognitivas, no que tange a cognição, de maneira individual, proporcionando uma análise qualitativa e quantitativa e identificar quais as consequências que eventuais déficits encontrados podem afetar ou afetam o funcionamento diário de cada indivíduo. São utilizados, nesse trabalho clínico, testes restritos aos psicólogos (como medida de segurança devido à complexidade, bem como a necessidade de conhecimento para a compreensão da sua totalidade tecnológica e cientifica) e trabalho de observação clínica. Com esse instrumental, aliando anos de conhecimento de trabalho clínico, o Especialista Neuropsicólogo tem condições de entregar um laudo conclusivo com o diagnóstico, o prognóstico (indicando áreas que demonstram declínios ou não) e também indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

A Avaliação Neuropsicológica é recomendada, por exemplo, se há queixas sobre dificuldades em memorização, cujo trabalho poderá até mesmo demonstrar o risco de início de Alzheimer, viabilizando o tratamento precoce com a Reabilitação Neuropsicológica, visando diminuir os impactos dessa doença, como por exemplo um provável declínio neurocognitivo.

Mas, a Avaliação Neuropsicológica vai além dessa possibilidade, podendo, pela investigação feita, diagnosticar corretamente os casos de transtornos do neurodesenvilvimento como TDAH, TEA, TOD entre outros, que acometem parcela importante da sociedade, contribuído para que sejam feitos tratamento adequados.

A Avaliação Neuropsicológica pode ser feita em crianças a partir dos 2 anos até adultos com 89 anos.

Tratamento em terapia ABA

Análise do Comportamento Aplicada – ABA é uma ciência que faz parte da Psicologia Comportamental e tem como objetivo a compreensão para desenvolver a melhor forma de intervir sobre as relações funcionais dos comportamentos inadequados ou os que não se apresentam dentro dos marcos do desenvolvimento humano, promover comportamentos mais aderentes socialmente, posto que identifica e trabalha os comportamentos em que as crianças tem dificuldades e ou inabilidades que prejudicam sua vida diária e social, além de aprimorar seus processos de aprendizagem. Também é voltada a diminuir a frequência e intensidade de comportamentos indesejados, tais como: agressividade, autolesão, estereotipias, birras, ecolalias, entre outros comportamentos, e também desenvolver habilidades sociais, comunicativas e acadêmicas. 

Psicodiagnósticos

O Psicodiagnóstico é uma técnica psicológica cujo objetivo é buscar o entendimento do funcionamento e características de uma pessoa ou um grupo de pessoas. O trabalho pode ser de curto prazo, já que o profissional especializado utiliza técnicas e testes psicológicos para entender os problemas com embasamento na ciência psicológica, a partir da identificação e  avaliação de aspectos específicos, classificando, ou não, o curso de doenças psicossomáticas, aferindo resultados quantitativos qualitativos. Desta forma o resultado indicará, de forma técnica e objetiva, as hipóteses diagnósticas dos quadros sintomáticos, seus funcionamentos e/ou sua natureza, de onde surgem e como poderão ser tratados

Psicoterapia

Infantil, adolescentes e adultos

A psicoterapia tem como objetivo levar o indivíduo ao conhecimento de suas necessidades a fim de ter uma vida de qualidade. Com embasamento cientifico a psicoterapia tem a finalidade de tratar os problemas psicológicos e/ou psicossomáticos, tais como ansiedade, depressão e transtornos vários, entre outros problemas de saúde mental, buscando a compreensão de onde surgem os problemas comportamentais, identificando suas consequências e, a partir daí, estabelecer um processo terapêutico entre o profissional e o cliente para este superar suas dificuldades.

Na área da saúde mental a psicoterapia é a principal linha de tratamento para qualquer assunto referente ao psiquismo, entre a linhas de trabalho, podemos considerar Análise do Comportamento o padrão-ouro no tratamento de várias doenças psicossomáticas e a mais indicada pelos profissionais da área da saúde como médicos, entre outros.

Esta técnica propõe intervenções psicológicas, cujo objetivo central é o de restabelecer a saúde mental do cliente/paciente, além de permitir que este, compreendendo de onde e como ocorreu sua problemática e entendendo suas causas, por meio de seus recursos psíquicos, lide com as suas dificuldades e/ou problemas e consiga agir de maneira funcional no mundo, quer seja aprimorando suas percepções e desenvolvendo os comportamentos desejados, bem como solucionando e ou lidando com os problemas que o aflige.

Orientação Vocacional

A Orientação Vocacional tem como meta auxiliar jovens estudantes, desde o início do ensino médio, a buscar de maneira efetiva a área de estudo/profissão que melhor se adequa ao seu próprio perfil e propósito de vida.

O trabalho de Orientação Vocacional, avaliando e identificando as características pessoais e seus anseios, viabiliza ao orientando a escolha das ocupações que melhor se ajustam ao seu perfil psicológico e neurocognitivo de modo que consiga se inserir nas profissões e áreas que vão proporcionar o seu melhor desenvolvimento e, objetivamente, maior satisfação pessoal no desempenho de suas atividades profissionais ao longo de sua vida.

Orientação Profissional

A Orientação Profissional tem como meta dar subsídios para a tomada de decisão de quem está com dificuldades em manter sua atuação profissional.

Com a aplicação de testes e trabalho de observação identifica-se o perfil psicológico e neurocognitivo para avaliar se as características e personalidade do orientando são aderentes às características desejadas e inerentes aos cargos e ou funções desempenhadas.

Durante o processo o orientando para a ter consciência de como projeta sua imagem no ambiente corporativo bem, como passa a ter condições, a partir deste entendimento, de identificar quais são os empecilhos (ambientais ou pessoais) que o impedem de se sentir realizado profissionalmente ou mesmo de sentir prazer em sua atuação.

A partir dos resultados poderá planejar ações necessárias para sua transição ou manutenção na carreira.

Áreas de Atendimento

Transtorno do Espectro Autista

Transtorno Bipolar

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Esquizofrenia

Depressão

Transtorno do estresse pós-traumático

Ansiedade

Planos de Saúde

Confira os Planos de Saúde conveniados com a nossa Clínica.

Agendamento

Envie sua mensagem para agendar uma consulta sem sair de casa.